© Todos os direitos reservados a Sólida
Ambientes agrícolas sadios e produtivos são aqueles nos quais há equilíbrio no ecossistema. São ambientes em que nenhum dos seres vivos se torna populoso o suficiente a ponto de prejudicar os outros – especialmente as plantas. Quando o crescimento populacional exagerado acontece a ponto de um desses seres vivos gerar impacto negativo na produção da lavoura, fazemos o manejo de pragas de forma integrada.
Prestando esse serviço aos nossos clientes, mantemos as populações de insetos e pragas abaixo do nível de dano econômico (NDE) da propriedade. Atuamos desde a etapa de monitoramento da fazenda até a recomendação da melhor solução de manejo de pragas e doenças.
Manejo de pragas procedendo de forma integrada:
Toda lavoura é um ecossistema. Para que ele possa funcionar de forma equilibrada e trazendo benefícios principalmente para as plantas, é necessário o monitoramento e controle dos outros seres vivos da região.
Na Sólida, realizamos essa atividade de forma integrada: monitoramos todo o ecossistema para que, caso seja necessária uma intervenção, ela não aconteça de forma a favorecer outro ser vivo que também pode prejudicar a produção. Em outras palavras, consideramos o uso de todos os métodos disponíveis de proteção das plantas, integrando todas as medidas que visem manter as populações das pragas abaixo do nível de dano econômico.
O primeiro passo para fazer um bom manejo integrado de pragas é identificar, de forma criteriosa, o agente causador do sintoma da planta. Essa identificação leva em consideração a literatura técnico-científica e o histórico de aparição da praga considerando o tipo de cultura, as condições climáticas e a época do ano.
Junto da identificação do agente causador, mapeamos os seres vivos benéficos para a área de cultivo. Muitas vezes eles são predadores ou parasitas das pragas e não atacam as plantas, fazendo deles a proteção mais natural do ecossistema e nada agressiva à lavoura.
Identificados os agentes causadores, monitoramos a evolução da população. O monitoramento nos aponta qual é o momento certo para a adoção de estratégias de controle da praga antes dela atingir um nível populacional que cause perdas econômicas à plantação.
Estratégias de controle utilizadas no manejo de pragas:
Ao longo de décadas fazendo o manejo de pragas de forma integrada, desenvolvemos muita experiência. E o conhecimento acumulado ao longo de todos esses anos nos permite fazer a análise da estratégia de controle mais adequada.Utilizamos softwares modernos para gerenciar a população de pragas e sua dinâmica populacional. Estes softwares permitem tomar medidas de controle em tempo hábil e de modo localizado , caso necessário.
Para nós, o principal fator de escolha da estratégia de manejo de pragas mais adequado, é quanto desequilíbrio cada ação pode gerar no ecossistema da lavoura. Na Sólida, analisamos rigorosamente as alternativas para que seja gerado o menor impacto possível no ambiente, seja no curto, médio e longo prazo.
As ferramentas utilizadas no manejo integrado de pragas variam caso a caso. Na prestação de serviços aos nossos clientes, utilizamos controle biológico e produtos químicos seletivos que geram pouco impacto ao ecossistema. Em todos os casos, alcançamos ótimos resultados.
© Todos os direitos reservados a Sólida