© Todos os direitos reservados a Sólida
Prestamos o serviço de Assistência Técnica Agrícola desde 1988. Começamos na região dos Campos Gerais, onde estamos sediados e, pouco a pouco, fomos expandindo nossa atuação. Atualmente prestamos serviços de consultoria a produtores também no sul do Mato Grosso do Sul e na região dos Cerrados.
No serviço de Assistência Técnica Agrícola reunimos um conjunto de atividades que visam ajudar no desenvolvimento da propriedade de forma global, com destaque para os aspectos produtivos, financeiros e sustentáveis da fazenda.
Assistência Técnica Agrícola à moda Sólida
Por se tratar de uma das mais tradicionais atividades da Agronomia, o serviço de Assistência Técnica Agrícola evoluiu muito com o tempo. Atualmente ele agrega um grande acervo de atividades. E cada empresa presta o serviço de acordo com a sua capacidade.
Por sermos uma empresa que sempre se pautou pela inovação tecnológica e pelo investimento em pesquisa e conhecimento, nosso serviço de Assistência Técnica Agrícola também tem essas características. No dia a dia com o produtor, reunimos toda a nossa competência técnica e tecnológica para prestar um serviço de excelência – do planejamento inicial à avaliação da safra.
Começamos com o planejamento do empreendimento rural, analisando desde a viabilidade da aquisição do terreno à abertura de áreas agricultáveis. Avaliamos com rigor a viabilidade da execução das atividades necessárias para deixar o solo preparado para o plantio. Para auxiliarmos o produtor de forma assertiva, usamos nosso banco de dados econômico, que está permanentemente atualizado. Nele mantemos informações de orçamentos de lavouras e dados de produtividade das fazendas que acompanhamos. Todas essas informações são devidamente analisadas para elaborarmos com precisão os custos de produção de uma determinada área.
Em seguida programamos detalhadamente as safras. Analisamos as culturas mais adequadas, tanto para o terreno quanto para o mercado. Projetamos a rotação de culturas, escolhendo devidamente os corretivos, fertilizantes e o processo de semeadura – da escolha da semente à execução do plantio. Toda essa etapa é feita com rigoroso controle fitossanitário e com o suporte do nosso banco de dados edafoclimático. Nele mantemos informações sobre as épocas mais adequadas para o plantio, quais culturas ou híbridos são mais adequados – do ponto de vista do solo, da região e do retorno financeiro – além de várias outras informações muito importantes para a melhor tomada de decisão para a fase de plantio.
Antes de começarmos a etapa de semeadura, utilizamos as técnicas da Agricultura de Precisão para orientar o produtor quanto a forma mais adequada de corrigir o solo. Na Sólida, realizamos a atividade de Agricultura de Precisão com modernas técnicas de georreferenciamento que nos fornecem dados importantes para racionalizar o uso de corretivos e fertilizantes. Além disso, aplicamos Nitrogênio em taxa variável nas culturas de trigo e feijão, para que elas se desenvolvam de acordo com a capacidade de resposta de cada talhão.
Acompanhamos com frequência toda a etapa de desenvolvimento da lavoura, fazendo recomendações técnicas a cada visita. Todas as fases da cultura são acompanhadas por um dos nossos engenheiros agrônomos, que ficam em permanente contato com os produtores. E em cada visita coletamos informações para mantermos atualizados os bancos de dados edafoclimático e econômico.
Após a colheita, realizamos duas vezes por ano – ao final das safras de inverno e verão – a reunião de safras. Nesse encontro, expomos os resultados obtidos e já iniciamos o planejamento para a próxima safra. A reunião é um momento muito importante para trocas de experiências e para a realização da programação da safra seguinte.
© Todos os direitos reservados a Sólida