Conheça o gerenciamento logístico de operações agrícolas
A busca por mais eficiência no campo tem ganho força com o avanço da tecnologia. O gerenciamento logístico de operações agrícolas, baseado na Agricultura de Precisão, surge como uma solução inovadora para garantir economia de combustível, redução de tempo de trabalho e maior rendimento operacional.
Nesse contexto, o uso de dados precisos de altitude permite determinar o melhor sentido para realizar as operações, otimizando todo o processo, desde o plantio até a colheita.
O gerenciamento logístico de operações agrícolas oferece a possibilidade de organizar as atividades de campo de maneira mais eficiente, seguindo um planejamento preciso e otimizado.
Este serviço pode ser aplicado em projetos em linha reta ou em curva de nível, projetos que desligam as seções da plantadeira no rastro de pulverização e geração de curvas de nível e distribuição de linhas para a próxima safra. Com ele, é possível:
- Melhorar o aproveitamento da área cultivada
- Realizar operações agrícolas seguindo a curva de nível
- Utilizar melhor os recursos como insumos agrícolas, máquinas, mão-de-obra e combustível
- Reduzir a erosão do solo e conservá-lo por mais tempo
- Minimizar o pisoteio de plantas
- Desliga automaticamente as seções da plantadeira no rastro de pulverização, garantindo até 3% de economia de sementes e do tratamento de sementes.
Confira alguns exemplos do gerenciamento logístico de operações agrícolas:
Resultado da comparação de oito entradas de pulverização entre o modelo atual e o modelo proposto, a partir da definição do melhor sentido da operação, levando em consideração menos manobras e menor declividade.
Resultado do projeto de plantio com desligamento das seções da plantadeira no rastro de pulverização.
Resultado do projeto de gerenciamento logístico de operações agrícolas no monitor do maquinário agrícola.
Resultado na pulverização sobre o projeto de plantio desligando as seções da plantadeira no rastro de pulverização.
Quais são as vantagens?
Entre as vantagens do gerenciamento logístico para a otimização certa da produção com agricultura de precisão, destacamos:
- Economia de combustível: Roteiros planejados resultam em menos gasto com combustível
- Maior rendimento operacional: O melhor aproveitamento da área e das janelas de trabalho permite um aumento significativo na produtividade do maquinário agrícola
- Redução do tempo de trabalho: A logística otimizada encurta o tempo necessário para completar as operações agrícolas
- Conservação do solo: O planejamento adequado previne a erosão e o desgaste excessivo do solo, promovendo a sustentabilidade da lavoura
O gerenciamento logístico de operações agrícolas já está sendo utilizado com sucesso por diversos clientes da Sólida, transformando a produtividade no campo e gerando excelentes resultados. Entre em contato para saber mais!